domingo, 28 de outubro de 2007

Poetisar ou Poetizar?


Eu estava na dúvida e resolvi pesquisar. Não é que Poetizar é com "z"? Então aí vai a matéria que tirou a encucação da minha cabeça:


Verbos em ISAR e IZAR


Não se perde por escrever corretamente. Mas os dicionários nem sempre estão à mão para dirimir dúvidas. Na hora do sufoco, tem-se de partir para uma solução de cabeça. E aí, quando o problema é decidir entre o s ou z dos verbos da 1ª conjugação terminados em isar ou izar, pode ser útil este lembrete: a diferença está na palavra de que eles derivam.
Primeiramente, os verbos em "isar" são derivados de nomes (radicais) terminados em -is [com respectivos sufixos ou desinências, conforme o caso]. Aqui "ar" não é sufixo: é sim a terminação verbal da 1ª conjugação, que agregada a um radical terminado em -is forma os "verbos em isar" de que estamos tratando. Para exemplificar: agregando-se "ar" ao substantivo anis tem-se o verbo ANISAR; a íris, IRISAR e assim por diante. Para distinguir esses verbos daqueles escritos com z (de izar), pode-se fazer sua associação com o substantivo aparentado. Se o nome é grafado com is, o verbo também o será:
alisar / liso analisar / análise avisar / aviso bisar / bis divisar / divisão frisar / friso, frisa
Porém escreve-se DESLIZAR porque este verbo vem de deslize.
Os verbos terminados em izar, por sua vez, formam-se de nomes (adjetivos, principalmente) aos quais se agrega o sufixo izar, que significa "tornar, transformar em". Assim sendo, de visual + izar formamos VISUALIZAR; de neutro, NEUTRALIZAR; de tranqüilo, TRANQÜILIZAR; de harmonia, HARMONIZAR.
Nessa passagem são feitas adaptações gráficas [acréscimo, eliminação ou mudança de letras] exigidas pela gramática, com as quais normalmente já estamos familiarizados. Para exemplificar: robô -> ROBOTIZAR; simpático -> SIMPATIZAR; permeável -> PERMEABILIZAR; ênfase -> ENFATIZAR; padrão -> PADRONIZAR; catequese -> CATEQUIZAR.


Exemplos diversos:


formal - Formalizamos o acordo.
oficial - O noivado será oficializado no domingo.
álcool - Pessoas alcoolizadas estragaram a festa.
canal - Todos os recursos foram canalizados para essa obra.
local - Precisamos localizar os documentos.

urbano - Urbanizar a periferia é sua promessa.
estéril - O médico mandou esterilizar os instrumentos.
poético - Quero poetizar minhas horas.




Fica registrado o acerto, entretanto não mudarei o endereço virtual do blog porque muitos visitantes se perderiam, assim como os votos do Blogstars.

4 Comments:

Anônimo said...

Oii bonekinha vim deixar minha markinha e bjokinhas pro seu dia ser mas feliz..Xerimm pro cê

BR Poetry SLAM said...
Este comentário foi removido pelo autor.
BR Poetry SLAM said...

Olá,

Sou músico, compositor e Poeta Slam (Slam Poetry)...
e tenho uma bárbara preocupação com o que escrevo e como escrevo.
Mesmo os meus antigos: textos, poemas, letras de músicas, contos, passam por uma constante análise e revisão por minha pessoa e amigos ligados a arte e literatura.

O assunto sobre "poetisar ou poetizar" é muito com, e elucidou os meus pensamentos.

Usei como referência de minhas pesquisas.

Parabens!!!


OBRIGADO

Ass:

Feijah'N

TDG - TeorDoGroove Concept SoulPoetry



***

Anônimo said...

Olha...eu devia ter lido isso antes de criar minha pagina no IG ..."sintologopoetiso"....agora o que posso fazer se já ganhei fama?