terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Alfabeto Fenício e Tábuas de Ugarit


As Tábuas de Ugarit foram intensamente pesquisadas e estudadas por um grande número de escolares clássicos de história antiga, incluindo os professores Charles Virolleaud, Hans Bauer, Dhorme, Dussaud, e Nougayrol. Através da pesquisa árdua desses homens, em 1948, todos os vinte e oito caracteres do alfabeto cuneiforme Fenício foram corretamente identificados. Das 28 letras, 26 eram consoantes. Essa Tábuas de Ugarit continham o primeiro alfabeto da historia humana.
Em contraste escritos Sumérios, Akkadios e Mesopotâmios contém centenas de símbolos gráficos separados, cada um representando uma palavra completa ou sílabas. Para complicar as coisas ainda mais, Os Hieroglifos Egípcios combinavam pictogramas, ideogramas, e letras de forma alfabética, todos no mesmo sistema: o que fazia o processo de escrever uma tarefa mais difícil. Esses Hieroglifos precederam o alfabeto cuneiforme de Ugarit em aproximadamente 2000 anos.
Os Fenícios eram na realidade Cananeus; foram os Gregos que os nomearam "Fenícios", significando vermelho-sangue, devido ao colorido das roupas usadas por seus marinheiros. A coloraçao era única, e sua técnica de manufatura era cuidadosamente guardada em segredo pelos Fenicios. Essa cor brilhante se tornou uma marca registrada Fenicia, conhecida como "Roxo Tirian", que é a origem do "Roxo-Real", uma cor distinta que sobrevive até os dias atuais.